O que é cobit?
Cobit é um guia de boas práticas, dirigido para a gestão de tecnologia de informação que possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.
Serve como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento, fornecendo métricas para avaliação dos resultados.Um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI. Voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Aborda quatro domínios:
O cobit cobre quatro domínios, os quais possuem 34 processos (2 objetivos de controle para cada domínio):
O domínio de Planejamento e Organização cobre o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Ele também salienta que a forma organizacional e a infra-estrutura da TI devem ser consideradas para que se atinja resultados ótimos e para que se gere benefícios do seu uso. A tabela seguinte lista os objetivos de controle de alto nível para o domínio do Planejamento e Organização.
O domínio de Adquirir e Implementar cobre a identificação dos requisitos de TI, a aquisição de tecnologia, e implementação desta dentro dos processos de negócio da companhia. Esse domínio também lida com o desenvolvimento de um plano de manutenção que a companhia adota para prolongar a vida do sistema de TI e de seus componentes. A seguinte tabela lista os objetivos de alto nível de Aquisição e Implementação.
O domínio de Entregar e Dar Suporte foca em aspectos de entrega de tecnologia da informação. Cobre a execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados, assim como o suporte dos processos que habilitam a execução de forma eficiente e efetiva. Esses processos de suporte também incluem questões de segurança e treinamento. A seguir a tabela com os objetivos de controle de alto nível desse domínio.
O domínio de Monitorar e Avaliar lida com a estimativa estratégica das necessidades da companhia e avalia se o atual sistema de TI atinge os objetivos para o qual ele foi especificado e controla os requisitos para atender objetivos regulatórios. Ele também cobre as questões de estimativa independentemente da efetividade do sistema de TI e sua capacidade de atingir os objetivos de negócio, controlando os processos internos da companhia através de auditores internos e externos.
Objetivos do domínio de Monitorar e Avaliar :Monitorar e Avaliar o Desempenho,Monitorar e avaliar os controles internos,assegurar a conformidade com requisitos externos, prover a governança de TI, monitorar os processos,analisa a adequação dos controles internos,prove auditorias independentes e prove a segurança independente.
A segurança ajuda neste domínio na gestão de riscos, na Integridade, Confiabilidade, etc...
Níveis do Cobit:
0 Inexistente – Não são aplicados processos de gestão
1 Inicial - Os processos são eventuais (ad hoc) e não organizados
2 Repetitivo - Os processos seguem um padrão regular
3 Definido - Os processos estão documentados e divulgados
4 Gerenciado - Os processos são monitorados e mensurados
5 Otimizado - As melhores práticas são seguidas e automatizadas
Informações sobre T.I Tecnologia da Informação, Software, Hardware, Desenvolvimento Sustentável, ERP, CRM, ITIL, COBIT.
BEM VINDO...
BEM VINDO.... Espero que lhe seja útil.... Luiz César
SUN TZU Disse em A ARTE DA GUERRA
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..."
SUN TZU Disse em A ARTE DA GUERRA
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário